Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Ministro Eduardo Braga diz estar aberto para discutir a proposta do Novo Marco Regulatório da Mineração

Publicado por Amanda Sebaio
há 9 anos

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse nesta quarta-feira, 15 de abril, durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados estar aberto para discutir o Novo Marco Regulatório da Mineração e mostrou dados sobre a importância do setor mineral para a pauta de exportações brasileiras. Braga pontuou ainda a importância da atividade mineradora na obtenção de insumos para outros setores da economia, como a agricultura e a construção civil.

O ministro ainda falou que vai trabalhar para que o Novo Marco Regulatório da Mineração (Projeto de Lei 5807/13) esteja pronto para ser votado em Plenário até o fim de maio.

Sobre a possibilidade de se “fatiar” a proposta do Novo Marco Regulatório da Mineração (Projeto de Lei 5807/13), o ministro afirmou que o Ministério está aberto ao debate. “O novo código é fundamental”, acrescentou.

A possibilidade de “fatiamento” da proposta foi levantada pelo deputado Miguel Haddad (PSDB-SP) diante da dificuldade de a discussão da proposta avançar na Casa.

Racionamento de Energia

O deputado Arthur Virgílio Bisneto (PSDB-AM) acredita que a possibilidade de racionamento de energia neste ano ainda existe e questionou o ministro sobre os motivos da crise no setor. Braga disse novamente que é “muito pouco provável” que haja racionamento este ano. Ele acredita que, em 2016, ainda haverá “desafios” no setor, mas que, em 2017, haverá um forte crescimento.

Segundo Braga, a crise atual no setor energético deve-se à falta de chuvas, mas também existem atrasos em obras de infraestrutura - alguns devidos a entraves burocráticos. “Em linhas de transmissão, o atraso médio para as obras é de 20 meses”, salientou. Para o ministro, o Congresso deveria aprovar mudança na legislação, simplificando a burocracia para projetos estratégicos para o País.

Também participaram da audiência o diretor-geral do DNPM, Sérgio Dâmaso; o diretor-geral substituto, Victor Bicca; o chefe de gabinete, Ildeumar Fonseca; o ouvidor do DNPM, Paulo Santana; a diretora de Gestão de Títulos Minerários Substituta, Vanda Lima.

http://http//www.dnpm.gov.br/noticias/ministro-eduardo-braga-diz-estar-aberto-para-discutironovo-marco-regulatorio-da-mineracao

  • Publicações29
  • Seguidores40
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações71
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-eduardo-braga-diz-estar-aberto-para-discutir-a-proposta-do-novo-marco-regulatorio-da-mineracao/184800349

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)