Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Jovens invadem mineradora em busca de ouro e morrem em tubulação em MG

Publicado por Amanda Sebaio
há 8 anos

Dois jovens de 22 e 25 anos morreram ao tentar invadir a área da mineradora Kinross em Paracatu (a 502 km de Belo Horizonte), no noroeste de Minas Gerais. Os dois tentavam passar por dentro da tubulação que escoa os resíduos industriais para as barragens.

Segundo a Polícia Militar, Ezequiel Ferreira Lopes dos Reis e Rafael Coimbra Oliveira estavam com outros 13 garimpeiros clandestinos e teriam invadido o local em busca de ouro.

Eles retiraram a placa de aço que bloqueava o acesso à caixa de contenção de aproximadamente 3 m de altura e que tinha 2 m x 2 m de diâmetro com o auxílio de um macaco hidráulico. Eles invadiram o local para colocar carpetes para garimpo.

Um dos envolvidos disse à PM que, quando entraram na tubulação, "desceu uma água contendo um gás muito forte e todos começaram a passar mal". Os dois jovens não teriam suportado o cheiro e desmaiado. Os demais não conseguiram resgatá-los a tempo.

Nenhum dos 13 envolvidos foi preso. Mas, segundo a PM, todos podem responder por tentativa de furto. Dois carpetes de garimpo foram apreendidos.

Controle de rejeitos

A caixa por onde os jovens e os demais envolvidos tentaram invadir a mineradora recebe o nome de "cano preto". É por meio dela que é feito o controle de todo o fluxo de rejeito escoado pela tubulação.

O Corpo de Bombeiros da cidade vizinha de Unaí (a 100 km de Paracatu) tentou socorrer os dois jovens, mas eles foram encontrados sem vida, após quase duas horas de trabalho. Os corpos estavam dentro da tubulação e soterrados pela lama de rejeito.

A Kinross respondeu em nota que lamenta a morte dos dois jovens e que os funcionários responsáveis pela vigilância, além da brigada médica, facilitaram o trabalho dos policiais e o resgate. Segundo a empresa, nenhuma liberação de gás acima dos limites estabelecidos foi registrada.

A Polícia Civil vai abrir inquérito para investigar o que aconteceu.


Fonte; Uol Renata Tavares

  • Publicações29
  • Seguidores40
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações362
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jovens-invadem-mineradora-em-busca-de-ouro-e-morrem-em-tubulacao-em-mg/306082158

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)